Seguidores

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Dinheiro, pra quê te quero?





Olá meninas!!

Neste fim de semana comecei algumas reflexões sobre como gasto dinheiro. É sempre chato perceber que gastamos dinheiro à toa. Que chegamos no meio do mês e todo o salário já foi embora, conclusão: o cartão de crédito entra em ação!

Só que decidi não usar tanto o cartão de crédito, pois percebi que grande parte do meu salário vai para o pagamento dele. Se fosse para o pagamento de contas fixas não ficaria tão chateada, mas é mais uma conta e que nem sempre nos lembramos para onde foi aquele valor.

Desde sábado estou lendo todos os posts que encontro sobre educação financeira, quero realmente dá uma reviravolta em meu orçamento e guardar dinheiro para coisas mais úteis e realizações de sonhos, como o intercâmbio em algum país da Europa.

Tenho que mudar algumas atitudes, parar de comprar por comprar, sem precisar e apenas acumular objetos em minha casa. Quando destralho um objeto penso que joguei dinheiro fora.

Também preciso pensar na aposentadoria, e em como eu quero que ela seja. É agora (ou já passou do tempo?) que temos que plantar para colher mais tarde. E o futuro, se Deus quiser, existirá.

Duas coisas que aprendi com os textos e irei colocar em prática ainda este mês: ter uma poupança para emergência (coisas que surgem sem esperarmos) e outra para meu sonho de estudar fora. E a segunda é sempre me perguntar ao querer comprar algo: "Eu quero ou preciso?". Vai ser meu mantra.

Aprendi muita coisa com os vídeos do programa Tv Educação Financeira, que passa na Tv Cultura. Eu não o conhecia, mas com uma indicação de uma amiga do Facebook, passei a assisti todas as temporadas e pegar várias dicas bacanas, que serão incorporadas em minha vida durante o ano. Recomendo a todos assistirem os vídeos.

E você? Precisam se reeducar ou estão com as finanças em ordem?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e mensagem. Seja sempre bem-vinda (o) ao Mural!!