Seguidores

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Organizando o Orçamento Financeiro


Este ano decidi mudar um pouco meu comportamento financeiro, pois era gastos que não diminuíam nunca. Gastando o que ganhava e nada de poupar alguns centavos.

Li muitos blogs e sites sobre o assunto, e uns dos principais pontos era: diminuir os gastos supérfluos, deixar o cartão de crédito em casa, anotar todos os gastos em uma planilha e planejar as compras.

Decidi fazer um curso no SEBRAE sobre finanças e aprendi a fazer a minha planilha financeira, que é bem semelhante a esta acima, só não coloco o modo de pagamento, até estou pensando em colocar este item, pois assim poderei ter uma ideia de quanto virá no cartão de crédito no próximo mês.

Através da planilha percebi que meu maior gasto é com refeições fora de casa, já que há dias que não dá tempo de vir em casa almoçar e/ou jantar. Tento até diminuir, mas ainda não consegui. Na verdade preciso me organizar quanto a isso, planejar minhas refeições, principalmente os lanches, que no momento estão se restringindo apenas a uma xícara de café ou chá.

Após o uso dessa planilha consegui também ver outros gastos e consegui diminui nos gastos em crediário, comprando apenas o necessário e não por impulso.

Fiz uma extravagância neste mês me presenteando com uma bolsa, que estava desejando, e um kit de cosmético, que irei usar até acabar e nada de comprar algo novo neste sentido.

Ainda preciso melhorar em algumas coisas no meu orçamento financeiro, como separar uma parte da minha receita para viajar ano que vem. Colocar isso como meta real e não apenas como ideia ou desejo.

E vocês? Como estão financeiramente? Organizadas ou descontroladas?


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e mensagem. Seja sempre bem-vinda (o) ao Mural!!